Dentro da Teoria Colaborativa, costumamos dizer que o especialista é na realidade o cliente, porque ninguém sabe mais sobre si e sobre sua história do que ele. O cliente é quem nos guia pela sua narrativa, nos mostrando o caminho a ser percorrido na terapia. O cliente viveu anos com seus problemas, suas dificuldades, suas potências e forças, e sabe mais do que ninguém como criar novos significados e encontrar os recursos necessários para lidar melhor com suas questões.
Mas então, qual é o papel do terapeuta?
Bom, dizer que o cliente sabe qual é o melhor caminho, não quer dizer que ele chegue lá sozinho. O terapeuta funciona como um facilitador desse processo, meio como um co piloto, dialogando sobre os caminhos possíveis, pedindo para parar e admirar a paisagem e oferecendo o apoio necessário, mas quem dirige mesmo e está no volante é o cliente.
A terapia é uma construção dialógica, o que significa que ambos participantes estão engajados em construir juntos as possibilidades. Mas só quem vai validar essas possibilidades e confirmar se faz sentido ou não, é o cliente. O psicólogo estudou anos para estar ali, têm seus conhecimentos que são muito ricos, porém, não são mais importantes do que o cliente sabe sobre si e do que pode nos ensinar sobre sua história. O psicólogo conversa junto com o cliente, e não sobre o cliente, percebe a diferença? É um caminhar COM!
Portanto, o psicólogo é o especialista do processo. Ele estabelece um lugar seguro e confortável para o diálogo, criando as possibilidades para o novo surgir. Com suas perguntas, vai aumentando o conhecimento do cliente sobre si mesmo e aprendendo junto no caminho. Com suas reflexões, vai oferecendo um novo olhar para o cliente, sempre tendo em mente que não sabe mais sobre o outro, mas que está disposto a dialogar sobre novos pontos de vista. É a partir do conhecimento do cliente sobre si que é possível criar significados e recursos que façam sentido pra aquela pessoa na sua singularidade.
O psicólogo não sabe o que é melhor pra você! Mas está disposto a te ajudar a descobrir :)
Comentarios