top of page
Buscar
  • fraansimon

Positividade Tóxica, como identificar?

Talvez você já tenha ouvido falar desse termo por aí, mas você sabe o que significa?


Vamos separar os dois conceitos:


Positividade - tendência em ser positivo e otimista em suas ações;

Tóxico - que produz efeitos nocivos ao organismo.


Então como algo que é bom, pode ser ruim? Geralmente, quando se fala em positividade tóxica está relacionado a forma como as pessoas veêm ou lidam com uma situação. Não existe problema algum em ser positivo, em tentar ver a vida de forma otimista e tentar ver o lado bom das situações. Isso inclusive é um fator de proteção importantíssimo para saúde mental! Mas e quando essa forma de ver as situações se torna a ÚNICA forma de ver as coisas? Tem momentos da vida que as coisas não estarão indo bem, que vamos nos sentir triste, com raiva, frustrados...e não acolher isso e tentar ver essas coisas pela ótica da positividade invalida esses sentimentos e a importância que eles têm na nossa vida.


A positividade não tóxica é quando conseguimos ver que mesmo quando as coisas estão mal, pode existir uma saída e que no fim tudo ficará bem. É o que faz com que não desistamos da vida, com que continuemos a tentar. O que não significa não acolher os sentimentos ou não se permitir viver as tragédias da vida - porque elas existem!


Porém, essa moda da positividade a qualquer custo tem colocado um rótulo nos sentimentos, como se existissem coisas que são toleradas de serem sentidas e outras não. E como se sentir esses sentimentos "errados" fosse o real problema. Nós geralmente sentimos coisas por um motivo. Se estou com raiva, existe algo que me deixa com raiva. Eu apenas não sentir raiva não faz com que a situação desapareça. E ao me permitir sentir, posso deixar esse sentimento passar e dar espaço para outras formas de olhar a situação e resolvê-la.


Outro ponto muito complicado é em relação aos sentimentos das outras pessoas. Uma coisa é eu não me permitir sentir, porque quem sofrerá a consequência disso sou eu. Mas muitas pessoas não conseguem tolerar sentimentos difíceis nos outros (porque também não tolera em si). Então não conseguem acolher e das espaço pro outro expressar como está se sentindo e acabam por invalidar a forma como o outro se sente. E isso pode ser muito prejudicial para os relacionamentos! Quem quer ouvir que "tem pessoas passando por coisas mais difíceis" ou "foi importante para você aprender com isso" quando está passando por um momento difícil?

Acaba por negar partes importantíssimas da experiência humana, que não será só gratidão e alegria.


Nem sempre vamos conseguir ver pelo lado bom enquanto estamos passando pelo momento ruim. Talvez essa percepção venha depois, e ela é importante para ressignificarmos e aprendermos com a vida. Por que se não fizermos isso, a vida vira um perigo! Precisamos aprender com os erros e com as dificuldades para não repetir. Mas isso não significa negar a existência de que tem coisas que são ruins, difíceis e até impossíveis! Olhar para essas limitações nos torna mais humanos.


Vou trazer algumas falas que representam bem a positividade tóxica para pensarmos juntos o impacto disso em quem as escuta


Tudo acontece por um motivo - imaginem alguém que passou por um trauma ouvir isso? Qual seria o motivo? Sofrer? Nem tudo tem um motivo, nem sempre vamos tirar um aprendizado de uma tragédia. Às vezes coisas ruins acontecem apenas porque acontecem e tudo bem chorar, ficar triste e não sentir gratidão nesses momentos. Essa percepção pode trazer um acalento no coração quando estamos perdidos ou confusos, até porque a grande maioria das pessoas tem muita dificuldade em não encontrar respostas ou de lidar com a incerteza, então esse pensamento pode trazer uma segurança. Mas é uma segurança irreal, porque só pensar assim não muda a realidade e pode apenas invalidar uma dor.


Não fique triste, pois foi importante pra você aprender - Sim, podemos aprender com as coisas ruins que nos acontecem, mas isso não quer dizer que as coisas acontecem PORQUE temos que aprender. Se o objetivo era aprender, preferia ficar sem saber, não é mesmo?


Seja positivo, tudo vai ficar bem! - Quando as coisas NÃO estão bem, é mais importante admitir o que está acontecendo e encarar que as coisas estão realmente ruins.


Seja grato pelo que você tem, e não fique pensando no que te falta! - apenas olhar para a falta também não é muito saudável, mas negá-la também não ajuda. Em determinados momentos da vida não conseguiremos sentir gratidão e é cruel exigir que alguém agradeça pela vida quando a vida está realmente difícil.


Como já citei, ser positivo não tem problema nenhum! É importante termos esse olhar para a vida, desde que ele não seja o único e não negue os momentos e sentimentos ruins que iremos viver na jornada!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


WhatsApp-icone.png
bottom of page