top of page
Buscar
  • fraansimon

Teoria do Apego - o que é e por que é importante?

Criada pelo psiquiatra e psicanalista John Bowlby, a teoria do apego diz respeito a uma série de comportamentos que a criança desenvolve na busca por proximidade com o cuidador e também de exploração em um ambiente seguro. Ou seja, sentindo-se seguras e próximas ao seu cuidador, as crianças afastam-se para explorar o mundo, sem se sentirem ansiosas ou abandonadas.


Ainda segundo Bowlby, as relações estabelecidas nesses contextos darão base à modelos de funcionamento psicológicos e estilos de regulação de emoções que serão reproduzidas futuramente, em outros contextos e relações. O estilo de apego desenvolvido na infância oferece informações sobre como se relacionar com o outro e com o mundo.

Por exemplo, uma criança que ao longo do seu desenvolvimento obteve compreensão de suas necessidades, amparo nos momentos de dificuldade, conforto e proteção, conseguirá explorar o mundo sozinha, se arriscar e lidar com frustrações pois entende que tem uma base segura para onde retornar. E possivelmente, essa aprendizagem será replicada no futuro num adulto que consegue lidar melhor com suas emoções, que se arrisca e confia em si mesmo.


A Teoria do Apego de Bowlby trouxe à tona um conceito muito interessante e importante pra psicologia do desenvolvimento: o afeto, o carinho e o cuidado são tão necessários à sobrevivência como comida. Uma criança que não recebe esse tipo de cuidado poderá adoecer igualmente uma que não recebe nutrientes suficientes. A partir disso, podemos pensar que as chamadas "figuras de apego" trazem para criança uma sensação de segurança que as possibilita explorar o ambiente e inclusive se afastar dos cuidadores e ainda assim permanecerem bem.

➡️ Para criar sua autonomia, o indivíduo precisa primeiro se sentir apegado e conectado à outro indivíduo mais maduro e responsável. Sem essa figura de referência, pode desenvolver problemas de auto regulação emocional, de auto confiança e auto estima, pois precisa que alguém a ensine e a acalme nos momentos de dificuldade.

Os efeitos disso ao longo do desenvolvimento são diversos (e eu trarei nos próximos posts), mas o que eu queria enfatizar é que criança apegada é aquela que encontra nos pais um lugar seguro, e que sente que eles estarão ali para ajudá-la quando precisar. Nos próximos posts falarei um pouco sobre os Estilos de Apego que são desenvolvidos a partir dessa dinâmica! Me conta, você já tinha ouvido falar disso? Fez sentido por aí?


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


WhatsApp-icone.png
bottom of page